ESCS HOMENAGEADA PELO SENADO PELO ANIVERSÁRIO DE 18 ANOS

O Senado homenageou, nesta segunda-feira (2), em sessão especial, a Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS), que completou 18 anos. De acordo com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), a instituição já nasceu preparada para o século 21 e tem contribuído muito com a Secretaria de Saúde do DF.

Em seu discurso, o senador falou sobre um estudo da revista científica The Lancet, publicado há alguns anos, que concluiu que a formação de médicos, enfermeiros e demais trabalhadores da saúde em geral tem currículos fragmentados e defasados, e os profissionais saem da escola mal preparados. A solução proposta pela comissão internacional que fez a pesquisa foi a reforma educacional, chamada “terceira geração da educação em saúde”. Segundo essa reforma, as escolas devem absorver os conhecimentos científicos mais atuais, capacitando os estudantes para solucionar problemas específicos dos sistemas de saúde locais.

De acordo com o parlamentar, quando a escola foi criada, havia muitas dúvidas se daria certo uma faculdade de medicina fora de uma universidade, vinculada à Secretaria de Saúde do DF, e se os professores atuariam prioritariamente na assistência à população. Mas o senador afirmou que hoje todos reconhecem a qualidade dos profissionais formados pela ESCS.

Leia a notícia completa no portal do Senado.