Núcleo de Evidências – NeV

O Núcleo de Evidências, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal – NEv, instituído pela Portaria nº 229 de 02/09/2013, é uma iniciativa subsidiária do componente brasileiro da Rede para Políticas Informadas por Evidências – EVIPNET Brasil, que promove o uso do conhecimento científico na formulação e implementação de políticas de saúde a fim de produzir melhores resultados. Seu objetivo é promover a gestão do conhecimento e disseminar evidências científicas produzidas pela pesquisa em saúde, nacional e internacional, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão dos gestores da SES/DF. Sua atuação é em nível local e regional.

✔ Você conhece o Núcleo de Evidências (NEv) da rede EVIPNet?

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Científica da Escola Superior de Ciências da Saúde (CPEq/ESCS/ FEPECS), e com o apoio do Ministério da Saúde (MS), lançou em setembro de 2013 o Núcleo de Evidências (NEv), parte integrante da rede EVIPNet – BRASIL.

✔ O Que é NEv?

O NEv é o núcleo de pesquisa responsável em apoiar os gestores da SES-DF para a tomada de decisões informadas por evidências – em Políticas de Saúde.

Tais evidências serão pesquisadas na literatura científica e sua implementação será debatida localmente. Essa metodologia, denominada SUPPORT, foi desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e se constitui em uma rede de pesquisadores capacitados em inúmeros países.